Pelo segundo ano consecutivo, a TD SYNNEX (NYSE: SNX) realizou a pesquisa anual Direction of Technology, que apresenta dados importantes para a América Latina. O objetivo da pesquisa é entender as visões e expectativas dos canais parceiros no que toca a seus modelos de negócio, desempenho e estratégias, bem como o cenário de adoção de tecnologia por seus cientes, os usuários finais.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
As conclusões do relatório regional se baseiam na segmentação dos resultados de pesquisa realizada (em colaboração com a Canalys) com 550 canais parceiros da TD SYNNEX, abrangendo a Europa, a região Ásia-Pacífico, a América do Norte e a América Latina e Caribe (LAC), sendo que a LAC ficou atrás apenas da Europa em número de entrevistados, com 22% do total.
“As particularidades da América Latina se refletem nos dados de nossa pesquisa deste ano. Os resultados revelam uma série de aspectos, mostrando que os parceiros da região estão realmente se preparando para uma realidade em mudança e ajustando suas prioridades e ofertas, como os canais em outras partes do mundo, mas de maneira diferente, correspondendoàsua situação e a de seu ecossistema”, disse Otavio Lazarini Barbosa, vice-presidente sênior da TD SYNNEX para a América Latina e Caribe. “Em nossa região, aspectos prioritários para a maioria dos canais ouvidos nos 60 países em que foi feita a pesquisa – como ofertas de Inteligência Artificial e Machine Learning, ou a importância de iniciativas ESG – são superados por outros, como segurança cibernética, rede, infraestrutura e nuvem híbrida”.
As informações mais relevantes da pesquisa dizem respeito a oito tópicos:
Os modelos de negócio de nossos parceiros estão mudando, voltando-se mais para serviços
- As vendas de hardware continuam importantes, mas sua participação está mudando para modelos de consumo e ciclo de vida do produto.
- 84% dos parceiros da região aumentarão as vendas de serviços profissionais nos próximos 3 anos e 82% aumentarão as vendas de serviços gerenciados.
Segurança e redes são fundamentais para a maioria dos parceiros da LAC
- Assim como em 2022, a segurança foi a principal fonte de receita nos últimos 12 meses, com 65% das respostas.
- Entre as principais fontes de receita durante este ano, os participantes mencionaram a segurança, em primeiro lugar (73%), seguida por redes (60%) e servidores e armazenamento (53%). Esses resultados refletem o papel dos canais, que fornecem ao mercado mais de 90% dos sistemas de segurança.
A nuvem híbrida será uma área importante de investimento no curto prazo
- Para os próximos 24 meses, segurança (61%) e redes (45%) são as primeiras entre as 8 tecnologias de maior relevância para os clientes; a nuvem híbrida e a infraestrutura de servidores e armazenamento estão em terceiro lugar (40%); em seguida estão a infraestrutura em hiperescala (38%), automação (35%), IA/ML (27%) e análise de dados (25%).
- Quatro em cada dez parceiros reconhecem a nuvem híbrida como um ambiente importante para seus investimentos nos próximos dois anos e, de fato, 29% a consideram prioritária em relação aos investimentos em IA.
Muitos desafios a serem superados
- Para três quartos dos parceiros de negócios, o aumento da concorrência e a pressão sobre as margens são os principais desafios atualmente.
- Quase 7 em cada 10 afirmam que um dos principais desafios é atrair e reter talentos e, para 45%, esse continuará sendo o caso nos próximos 2 anos.
As expectativas de crescimento destacam uma situação desafiadora
- Nos últimos 12 meses, as expectativas de receita dos canais parceiros da TD SYNNEX na América Latina caíram ligeiramente; no entanto, mais de 70% esperam ver algum crescimento em 2023.
- Cinquenta por cento esperam que esse aumento seja superior a 10%, o que é pelo menos 13 pontos percentuais mais alto do que no restante das regiões.
- A proporção de parceiros que esperam uma redução na receita aumentou, mas isso representa apenas 14% dos entrevistados.
O investimento nos próximos 12 meses se concentrará no conhecimento
- As prioridades de investimento dos participantes são: treinamento e certificação em tecnologia (com 77% das respostas), geração de demanda e marketing digital (74%) e investimento em padrões de segurança cibernética (66%).
- Em seguida estão áreas como planejamento de negócios, gestão e aquisição de talentos, gestão do ciclo de vida do produto, soluções ESG e comércio eletrônico.
O planejamento interno de negócios está ganhando importância
- Em 2023, 80% do planejamento de negócios foi feito internamente por nossos parceiros.
- Além disso, os parceiros da América Latina estão migrando de um modelo de outsourcing para uma abordagem híbrida: este ano, 29% dos serviços gerenciados de TI serão híbridos, um aumento de 26% em relação ao ano anterior.
ESG ainda não é uma prioridade na América Latina
- Apenas 8% dos parceiros da região oferecem atualmente soluções de credenciamento e relatórios de ESG, em comparação com 33% na América do Norte e 32% na Europa.
- Apenas 16% planejam oferecê-las nos próximos dois anos.
“A pesquisa sobre rumos da tecnologia foi criada para ajudar as empresas a entender melhor e aproveitar as mais recentes tendências e demandas do ecossistema de tecnologia. É com entusiasmo que compartilhamos os resultados relativos a América Latina e Caribe, permitindo a nossos parceiros conclusões e diretrizes de negócio adequadasàregião em que atuam e possibilitando-lhes tomar melhores decisões”, disse Marcos Murata, vice-presidente para gerenciamento de fornecedores, engenharia de pré-vendas e marketing da TD SYNNEX na região. “Temos o prazer de testemunhar a enorme capacidade de adaptação e resposta de nossos parceiros frente ao futuro”, completou.
Este ano, a pesquisa foi realizada entre maio e julho, com a participação de 550 parceiros, 119 da América Latina (incluindo revendedores, integradores de sistemas, provedores de serviços, MSPs e distribuidores). Para fazer o download da pesquisa completa Rumos da Tecnologia para a América Latina 2023, acesse: https://eu.tdsynnex.com/dot-pt-lac.
Sobre a TD SYNNEX
A TD SYNNEX (NYSE: SNX) é uma empresa líder no mercado global de distribuição e agregação de soluções para o ecossistema de TI. Somos um parceiro inovador, que contribui para que 150.000 clientes, em mais de 100 países, possam maximizar o valor dos investimentos em tecnologia, demonstrar resultados de negócios e encontrar oportunidades de crescimento. Com sedes em Clearwater, Flórida, e Fremont, Califórnia, a TD SYNNEX conta com 23.500 colaboradores que se dedicam a combinar produtos, serviços e soluções de TI de mais de 1.500 dos melhores fornecedores de tecnologia em todo o mundo. Nosso portfólio edge-to-cloud está ancorado em alguns dos segmentos de tecnologia de maior crescimento, como nuvem, segurança cibernética, big data/analytics, IoT, mobilidade e “tudo como serviço”. A TD SYNNEX está comprometida em servir clientes e comunidades, e acreditamos que podemos representar um impacto positivo para nossos colaboradores e para nosso planeta, exercendo conscientemente nossa cidadania corporativa. E queremos ser o empregador preferencial, no que toca a inclusão e diversidade, para talentos em todo o ecossistema de TI. Para mais informações, acesse www.TDSYNNEX.com ou siga-nos no Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.
Declaração
As declarações neste press release são “declarações prospectivas”, no sentido da Seção 27A do Securities Act de 1933 e da Seção 21E do Securities Exchange Act de 1934 dos Estados Unidos. Envolvem riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos, que podem influir nos resultados reais da Empresa, em períodos futuros, materialmente diferentes de qualquer desempenho que esse comunicado possa sugerir. A Empresa não assume nenhuma obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas contidas neste comunicado.
Copyright 2023 TD SYNNEX Corporation. Todos os direitos reservados. TD SYNNEX, o logotipo TD SYNNEX e todos os outros nomes e slogans de empresas, produtos e serviços TD SYNNEX são marcas registradas da TD SYNNEX Corporation. Outros nomes e marcas registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários.
Contato:
Mais informações para a imprensa:
SHEDI Comunicação
Silvia Helena – silviahelena@shedi.com.br
Tel.: (11) 94513-6987
MLP Assessoria de Imprensa
Mário Pereira – mario@mlpcom.com.br
Karen Kornilovicz – karen@mlpcom.com.br
Tel.: (11) 99125-5807
Fonte: BUSINESS WIRE