De acordo com os dados mais recentes da pesquisa do Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), 84% da população brasileira tem acesso à internet, um aumento em relação aos 81% observados em 2020, demonstrando uma rápida mudança no acesso à internet no país que, além disso, conta com 152,4 milhões de usuários de redes sociais, o equivalente a 70,6% da população.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Os criadores de conteúdo para a internet surgem em meio a este cenário, tornando-se essenciais no ambiente digital, especialmente quando se trata de pesquisas referentes ao marketing de influência. O relatório do Influencer Marketing Hub indicou que a previsão para todo o ano de 2023 é de um mercado que deve alcançar US$ 21,1 bilhões, com 83% dos entrevistados indicando a eficiência das parcerias entre influenciadores e marcas.
Com isso, o uso de ferramentas de gerenciamento de mídias sociais se torna relevante, otimizando a gestão das redes, tanto para as marcas quanto para os criadores de conteúdo, através da análise de dados e da automação de tarefas. Mónica Medina, especialista em marketing e Country Manager da LiveDune, conta que o uso destas plataformas permite que os criadores tenham mais tempo para explorar a criatividade, se concentrando na criação do conteúdo, que é fundamental para ter destaque em um universo digital cada vez mais exigente.
O amadurecimento da criação de conteúdo
Bruno Lacerda, especialista de marketing digital e criador de conteúdo para redes sociais, conta: “o humor é muito bom para começar conversas que a gente não quer ter”. Em entrevista, Bruno fala sobre a trajetória inicial, contando como busca criar um impacto duradouro na audiência, inicialmente gerando risadas e, depois, provocando reflexões. “Queria que as pessoas tivessem aquela reação de risada vendo o conteúdo e depois parassem para pensar ‘Peraí, o que ele tá falando é verdade!”.
Para Bruno, começar a criar conteúdo para as redes sociais foi um momento de transformação na carreira. Com humor, ele destaca a importância de ser visto para ser lembrado: “a produção de conteúdo veio para mim nesse sentido, os clientes e as marcas começaram a chegar a partir do conteúdo que eu estava produzindo”.
Com uma análise de concorrentes, onde é possível identificar a performance dos conteúdos e compreender mais sobre o público-alvo de outros perfis através dos dados, Bruno, que também fala de temas relacionados à relação saudável com o trabalho, conta sobre uma mudança dos conteúdos iniciais para abordagens mais sérias, informativas e didáticas, demonstrando a importância do amadurecimento do conteúdo, principalmente ao alcançar um público cada vez maior.
“Hoje em dia, ainda uso bastante o humor, mas trago coisas mais sérias, não somente apontando as dores das situações que levanto, como também trago um pouco mais de solução”, conta. Ele destaca como um objetivo importante para os criadores de conteúdo, falar sobre assuntos com mais propriedade e tornar o conteúdo mais robusto e embasado para o público.
Além disso, as marcas entendem, cada vez mais, que a autenticidade e a relevância do conteúdo são essenciais para o sucesso da parceria, não o número de seguidores. “Hoje, as empresas estão procurando influenciadores que tenham um conteúdo que faça sentido com o produto ou serviço delas. A partir do momento em que analisar pelo número de seguidores já não faz mais sentido, deve-se observar a qualidade e a autenticidade do conteúdo”.
A compreensão do público e o entendimento das métricas
Bruno Lacerda destaca a importância de escolher a plataforma certa para manter uma presença online e analisar dados neste momento, “escolhi o Linkedin porque o meu público está aqui”. O publicitário reconheceu o Linkedin como uma plataforma estratégica, consciente de que seu público-alvo estava ativamente envolvido na rede social, “às vezes, a galera quer criar conteúdo em diferentes plataformas, mas é crucial ir onde o seu público está”.
Optando por se destacar não apenas seguindo as tendências, mas também abordando pontos de discussão específicos nas redes sociais, Bruno comenta “alguns influencers estão em trends, mas no meu caso, poderia falar sobre criatividade e sobre o mercado de trabalho como um todo, que, curiosamente, eram temas que não eram falados no Linkedin. As discussões rodavam muito em volta das mesmas coisas. O meu intuito foi ajudar as pessoas e quebrar alguns tabus”.
Além disso, Bruno destaca a importância de estudar o público e analisar as métricas do conteúdo utilizando dados, “olhar as métricas é importante para entender o público, como está sendo o alcance e o engajamento das publicações, por exemplo, o que é fundamental. Hoje eu sei quais são as empresas e o mercado que tem mais pessoas que me seguem, qual é o setor que as pessoas estão inseridas, entre vários outros dados”, comenta o especialista.
O uso de ferramentas de gestão de mídias sociais
Com a Black Friday se aproximando, Mónica Medina conta como as plataformas de gestão de redes sociais desempenham um papel fundamental para quem trabalha com estes canais, desde os criadores de conteúdo, até empresas e agências, a fim de impulsionar a estratégia digital com insights direcionados aos negócios, através da análise de dados.
Para ela, o planejamento de marketing nas redes sociais é um processo contínuo, que requer planejamento, execução, monitoramento e ajustes, afinal, as tendências mudam constantemente, afetando o comportamento do público e, portanto, seu engajamento com o conteúdo.
“Através do uso das ferramentas, os criadores de conteúdo e as marcas podem não apenas entender melhor essas etapas, mas também agir de forma mais eficaz, otimizando sua presença online e alcançando os objetivos da estratégia das redes sociais de maneira mais eficiente”, complementa Mónica.