Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Reciclagem animal será abordada em evento em São Paulo

Reciclagem animal será abordada em evento em São Paulo
Reciclagem animal será abordada em evento em São Paulo

Sustentabilidade e Economia Circular também são temas que permeiam o segmento de abate animal. Estabelecimentos de abate e processamento de carnes, como frigoríficos, abatedouros, açougues, supermercados, por exemplo, em parceria com o setor de reciclagem animal, manejam de forma responsável e segura as partes dos animais abatidos que não seguem para a mesa do consumidor, seja por questões ligadas aos hábitos alimentares ou culturais da população, seja por serem classificados como inadequados ao consumo humano.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Ao realizar o recolhimento e destinação correta dos resíduos do abate, o setor da reciclagem animal produz farinhas e gorduras, que são ingredientes utilizados por diversos setores: alimentação animal, rações para pets, agricultura, setor petroquímico, indústria de higiene e beleza. É a economia circular e a sustentabilidade em ação, uma vez que nesse setor, nada é desperdiçado: o Brasil processa anualmente 100% desses resíduos, segundo dados da Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA.

A entidade sem fins lucrativos, que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal, será uma das expositoras da primeira edição da VICTAM LatAm, realizada de 3 a 5 de outubro de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“Participar da VICTAM LatAm 2023 é uma excelente oportunidade para a ABRA demonstrar seu compromisso com a inovação e a expansão das oportunidades de negócios no setor de reciclagem animal do Brasil. Este evento nos permite, não apenas compartilhar nosso conhecimento e expertise, mas também estabelecer conexões valiosas com profissionais e empresas que compartilham nossa visão de um setor mais robusto, sustentável e inovador. A chegada da VICTAM LatAm ao Brasil é um marco importante para impulsionar o crescimento e a excelência das indústrias associadas e de todo nosso setor no cenário global”, afirma Pedro Bittar, Presidente do Conselho Diretivo da ABRA.

O evento é realizado pela Victam Corporation, que há mais de 60 anos responde por eventos do mundo dedicados às indústrias de nutrição animal, que inclui pet foods, aqua feed (piscicultura), avicultura, ruminantes e animais de grande porte, além de setor de processamento de grãos, realizados na Holanda, Turquia e Tailândia, e a INTERLINK Exhibitions, promotora com mais de 25 anos de experiência na organização de eventos e congressos técnicos e de negócios no Brasil, América do Sul e no mundo.

O objetivo dos organizadores é abrir um espaço dedicado ao mercado latino-americano para negócios neste setor, sendo uma extensão para os expositores globais acessarem o mercado nessa região tão promissora. Além disso, a VICTAM LatAm 2023 será local para que os profissionais de destaque no setor possam compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados ao desenvolvimento da cadeia de valor da nutrição animal.

“A América Latina tem um papel estratégico no cenário mundial de nutrição animal e processamento de grãos e, dessa forma, nada mais natural do que estarmos presentes para alavancar ainda mais o setor nessa região”, afirmou o disse o diretor-geral da VICTAM Corporation, Sebas van den Ende.

250 marcas expositoras

Com cerca de 10.000 m2 de área de exposição no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, o evento já tem a confirmação de mais 150 empresas nacionais e internacionais, que representam cerca de 250 marcas, entre elas, nomes como Buhler, AGI, Evonik, Van Aarsen, Ferraz Máquinas, Kahl, Vantec, Equitec.  Aproximadamente 50% dos expositores são estrangeiros.

Parcerias

Durante a VICTAM LatAm 2023 será realizado o GRAPAS LatAm, evento dedicado à moagem e ao processamento de grãos, arroz, soja e farinhas, em parceria com a associação norte-americana de processamento e manuseio de grãos GEAPS (Grain Elevator and Processing Society).

Além disso, a VICTAM LatAm conta também com parcerias de associações brasileiras, como a ABIAM, ABIEC, ABPA, ABRA, AQUABIO e Peixes BR, sem falar de parceiros internacionais, como GMP+, Misset, Perendale, RTRS, University of Wageningen e WPSA.

Congresso e conferências

Da VICTAM LatAm 2023 faz parte também um extenso programa de conferências, com seminários, workshops e debates. Com o apoio da rede de contatos da VICTAM Corporation em tecnologia de ração e processamento de ração animal, juntamente com a rede da GEAPS no manuseio de grãos, será realizada a Conferência Clear Focus, com seminários, workshops e mesas redondas.

Já a parceria com a Universidade de Wageningen, localizada na Holanda e apoiada pela Fundação VICTAM, realiza o 3º Congresso Internacional de Tecnologia de Alimentos (IFTC) durante o evento. O objetivo é que o IFTC 2023 reúna estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da indústria para a troca de conhecimentos e experiências, o compartilhamento de desenvolvimentos técnicos e científicos nas áreas de tecnologia de alimentação animal e para o fomento da discussão sobre os resultados mais recentes.

O congresso terá apresentações temáticas de palestrantes internacionais do Brasil, Chile e Uruguai sobre nutrição animal, tecnologia alimentar na Europa, desenvolvimentos recentes na nutrição de suínos e aves, desafios para a pecuária leiteira sul-americana,  controle de micotoxinas, segurança alimentar na América do Sul, entre outros.

Contará, ainda, com a programação da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que vai abordar as oportunidades de negócios nas cadeias de proteína animal, nutrição animal e grãos, as oportunidades na cadeia da soja, de milho e sorgo; as oportunidades nas cadeias de proteína e nutrição animal para ruminantes, e nas cadeias de proteína e nutrição animal para monogástricos e peixes.

Mais Notícias

Exit mobile version