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Consumidores relacionam três benefícios do Cadastro Positivo

Ser reconhecido pelas contas pagas ao invés das dívidas é o benefício mais citado pelos respondentes da sondagem realizada pela ANBC

Caminhando para seu quinto ano de vigência e atualmente em sua quarta fase de implementação, referente aos dados de adimplência do setor de saneamento, o Cadastro Positivo se consolidou como um direito dos brasileiros, sendo reconhecido por seus benefícios. 

De acordo com a mais recente sondagem realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entre as principais vantagens apontadas pelos respondentes destaca-se o fato de as avaliações de crédito identificarem o tomador de crédito a partir das contas pagas ao invés de focalizarem possíveis dívidas, indicada por 34% dos respondentes.

Em seguida, 33% dos participantes enfatizaram a oportunidade de ter acesso ao crédito quando necessário, enquanto 19% indicaram que o Cadastro Positivo possibilita demonstrar que uma dívida do passado foi um imprevisto. O levantamento revelou também que 14% ressaltaram a chance de ter acesso a juros e condições adequados ao seu perfil de consumidor na hora de buscar crédito. 

“Os resultados demonstram um amadurecimento dos consumidores em relação ao entendimento do Cadastro Positivo e dos benefícios que o instrumento traz”, analisa Elias Sfeir, presidente da ANBC. 

“Os esforços do setor de birôs de crédito continuarão para que o Cadastro Positivo continue a promover a inclusão financeira e a dar visibilidade ao histórico de adimplência dos tomadores de crédito. O Cadastro Positivo dá visibilidade para crédito, estimula a educação financeira e fortalece toda a economia”, completa o executivo. 

A amostra da sondagem é de 1.208 respondentes de todas as regiões do país durante o mês de junho. Outros estudos da ANBC estão disponíveis em https://anbc.org.br/estudos-e-conteudos/.

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