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Crise no mar vermelho vem impactando logística mundial

Crise no mar vermelho e feriado de Ano Novo na China alteram a dinâmica de logística internacional, a crise no Mar Vermelho resultou em desvios, tornando a oferta de contêineres vazios, que originalmente era abundante ou até mesmo excessiva em algumas rotas, um pouco escassa.

Crise no mar vermelho vem impactando logística mundial
Crise no mar vermelho vem impactando logística mundial

A crise no Mar Vermelho não apenas afeta o transporte local na área marítima, mas também tem um impacto global no transporte marítimo e na cadeia de suprimentos, cujos efeitos em cadeia estão apenas começando a se manifestar. O desvio em torno do Cabo da Boa Esperança aumentou os custos e o tempo de entrega das mercadorias, afetando a capacidade global de transporte marítimo e a disponibilidade de equipamentos em todas as rotas comerciais, incluindo a escassez de contêineres vazios. Em termos de comércio exterior da Ásia, a crise no Mar Vermelho não apenas causou atrasos na rota Ásia-Europa, mas também começou a afetar a capacidade de transporte em outras regiões, com a maior influência indireta sendo nas rotas da Ásia para os Estados Unidos.

Para os portos chineses, devido à diminuição correspondente no envio de mercadorias devido à proximidade do Ano Novo, isso terá um efeito de alívio na cadeia de suprimentos. Em geral, a crise no Mar Vermelho tem sido prolongada, e seu impacto deverá estar em processo de adaptação gradual após ajustes na indústria. Portanto, é altamente provável que não veremos uma situação de pilhas de contêineres vazios como a do ano passado durante o feriado do Ano Novo Chinês.

Segundo Chen Youwei, diretor de transporte marítimo da Robins International Freight em entrevista para o portal China2Brazil, com a chegada da temporada de pico do Ano Novo Chinês e a crise recente no Mar Vermelho, a escassez de contêineres está diminuindo rapidamente, mas ainda consegue atender à demanda atual. Se a crise no Mar Vermelho continuar, os contêineres podem enfrentar escassez temporária devido a desvios de navios ou interrupções nas rotas normais de retorno.

Nessa entrevista, a gerente-geral da empresa de logística multinacional Shanghai Dongqing Express, Liang Yanchang, também comentou sobre como o desvio causado pela situação no Mar Vermelho, houve um aumento nos custos de transporte marítimo e nos atrasos na chegada ao porto, resultando em um prolongamento do ciclo de retorno dos contêineres vazios, o que está levando à rápida redução da disponibilidade de contêineres vazios.

Com a redução do excesso de oferta original devido à situação no Mar Vermelho, é provável um aumento sazonal na demanda após o Ano Novo Chinês. Grandes empresas, como a Maersk, antecipadamente reservaram contêineres vazios para portos chineses. Desde janeiro deste ano, diversas plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço da China, como Alibaba.com, AliExpress e TEMU, lançaram o modelo “semi-gerenciado” para auxiliar os comerciantes no gerenciamento do cumprimento logístico. Isso visa melhorar eficiência e garantia no cumprimento de pedidos.

Para o especialista do setor Luis Felipe Campos, “a antecipação de um aumento sazonal na demanda após o Ano Novo Chinês ressalta a importância da previsão e planejamento eficazes na gestão da cadeia de suprimentos. Empresas que conseguem se adaptar rapidamente a mudanças no ambiente operacional e implementar estratégias flexíveis estarão melhor posicionadas para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.” Esse modelo permite que os comerciantes economizem tempo e dinheiro, concentrando-se em pesquisar sua própria cadeia de suprimentos, incluindo a relação custo-benefício do produto e embalagem, tornando seus produtos mais adequados às demandas do mercado. Para os consumidores, a certeza na entrega do produto é um fator crucial.

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