A Golden CBD Plus, empresa fundada por dois brasileiros nos Estados Unidos, investirá na transferência de tecnologia para produção e comercialização dos seus produtos na Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego).
No dia 14 de março de 2023 o Diário Oficial do Estado de Goiás publicou sobre a parceria entre a Iquego e a empresa norte-americana Golden CBS Plus. O acordo envolve a transferência de tecnologia, que vai produzir medicamentos à base de cannabis medicinal, para possível distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estadual.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Atualmente, está em tramitação um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Lincoln Tejota (UB) na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), para a distribuição gratuita de medicamentos, fitofármacos e fitoterápicos prescritos a base da planta inteira ou isolada, que contenham na composição, fitocanabinóides, como Canabidiol (CBD), Cannabigerol (CBG), Tetrahidrocanabinol (THC), nas unidades de saúde pública estaduais e privadas conveniadas ao SUS. Em Goiânia, já é realidade, a capital possui uma legislação própria aprovada.
A produção e distribuição dos medicamentos passará por todos os processos previstos pela regulamentação nacional, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Segundo Diony Melo, médico especialista em cannabis medicinal, o intuito da iniciativa é fazer com que a população do estado de Goiás possa ter os medicamentos à base de canabidiol via Sistema Único de Saúde.
Especificidades dos medicamentos
O canabidiol é um medicamento derivado da Cannabis, a planta da maconha, que é capaz de atuar no tratamento de doenças que atingem o Sistema Nervoso Central do ser humano. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais de 100 mil pacientes realizam algum tipo de tratamento que necessita do uso do canabidiol, também conhecido como CBD.