Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Especialista comenta como levar mais bem-estar e produtividade para as empresas

As medidas envolvem, principalmente, pacote de benefícios e flexibilidade.

Especialista comenta como levar mais bem-estar e produtividade para as empresas
Especialista comenta como levar mais bem-estar e produtividade para as empresas

Levar em consideração o bem-estar e a produtividade do colaborador nas empresas é algo que segue crescendo, de acordo com o Estadão. As medidas envolvem, principalmente, pacote de benefícios e flexibilidade.

O bem-estar e a produtividade dos colaboradores são extremamente importantes para o bom funcionamento da empresa, e, inclusive, uma equipe que não se sente confortável no local de trabalho e não pratica uma rotina saudável no ambiente profissional, não gera resultados satisfatórios perante o olhar empresarial.

Os números de faltas e afastamentos por questões que se originam no ambiente de trabalho são cada vez mais altos. Quase 39 mil profissionais foram afastados por LER/Dort no ano de 2019 e, nos últimos 5 anos, o número de profissionais afastados por ansiedade, depressão e outros transtornos mentais que podem ter relação com a carga excessiva de trabalho aumentou em mais de 50%, segundo dados da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do INSS.

É possível melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e a qualidade do trabalho que resulta em lucros: levar bem-estar e produtividade para a rotina da empresa.

Os benefícios de manter o bem-estar no trabalho

Além do aumento do bem-estar e da produtividade dos profissionais, manter um clima organizacional saudável e fortalecido proporciona vários benefícios, como:

  • Aumento da porcentagem de retenção;
  • Diminuição da taxa de rotatividade dos funcionários;
  • Aumento das vendas;
  • Elevação dos lucros;
  • Diminuição do índice de acidentes de trabalho;
  • Otimização do clima organizacional;
  • Diminuição de custos;
  • Melhora da comunicação interna;
  • Colaboradores mais dispostos e motivados;
  • Melhora da qualidade de vida dos colaboradores;
  • Melhora da comunicação entre clientes e fornecedores;
  • Redução do estresse;
  • Prevenção da Síndrome de Burnout e outros distúrbios emocionais.

Como estimular e manter o bem-estar e a produtividade na empresa

De forma prática, estimular e manter o bem-estar na organização pode ser algo simples que precisa apenas de investimento. Algumas atitudes e mudanças são necessárias, como:

  • investir em bons equipamentos, cadeiras e mesas ergonômicas, computadores, iluminação e ambiente;
  • ter uma liderança mais humanizada;
  • realizar constantes pesquisas sobre o clima organizacional;
  • oferecer uma rotina de trabalho mais flexível;
  • reconhecer o esforço dos colaboradores;
  • proporcionar momentos de relaxamento, como massagens rápidas e exercícios de prevenção das lesões por esforço repetitivo.

Márcio Aono, coordenador técnico do Espaço Prana Spa, diz que “as massagens rápidas e exercícios de alongamento são práticas adotadas pelas empresas que se preocupam com o bem-estar dos profissionais”. Ainda é uma novidade para algumas organizações, mas são opções para uma rotina de trabalho mais leve e para combater as faltas, afastamentos, lesões e insatisfações dos colaboradores.

“As empresas que investem nas massagens rápidas durante o horário de trabalho e nos eventos para bem-estar dos seus funcionários, experimentam uma grande transformação na rotina empresarial”, continua Márcio Aono. Os colaboradores podem se tornar mais ativos, participativos e produtivos, além de levar essas experiências de bem-estar para casa, mudando até mesmo seus hábitos pessoais.

É importante lembrar que, ambientes insalubres, com muitas pressões, muitas metas a serem batidas e condições desfavoráveis, podem perder funcionários qualificados e grandes talentos. “Líderes que visam apenas os lucros, mas esquecem do cuidado com a rotina empresarial e com os funcionários, acabam perdendo com faltas, afastamentos e pedidos de demissão, além de se tornarem responsáveis pela criação de uma péssima imagem sobre a empresa”, relata Márcio Aono.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Gympass, plataforma de bem-estar corporativo, 83% dos colaboradores valorizam o bem-estar organizacional, tanto quanto a remuneração.

Essa pesquisa informa o quanto prover bem-estar aos colaboradores é importante para a empresa, principalmente para evitar altas taxas de rotatividade e custos operacionais com contratações e demissões.

Sobre o Espaço Prana Spa

O Espaço Prana Spa está no mercado há mais de 17 anos e possui quatro unidades na capital de São Paulo e uma em Barueri.

Para mais informações: https://www.espacoprana.com.br/

 DINO Agência de Notícias Corporativas

Mais Notícias

Exit mobile version