Gramado é uma das principais cidades turísticas do Brasil. Localizada na Serra Gaúcha, é conhecida por suas paisagens, gastronomia e diversidade de atrações. A cidade também ostenta o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal, conquistado através do Projeto de Lei 4.675/2019, aprovado em 11 de fevereiro de 2020.
A história do chocolate artesanal em Gramado teve início em 1975, quando Jaime Prawer, empreendedor brasileiro e filho de imigrantes poloneses, trouxe suas habilidades na produção de chocolates da Argentina. Prawer acreditava que o clima da Serra Gaúcha seria perfeito para a criação de chocolates artesanais. Desde então, a cidade se tornou um conhecido centro de produção de chocolate.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Atualmente, Gramado abriga mais de 19 fábricas especializadas na produção de chocolates finos, conduzidas por chefs chocolatiers. Essas fábricas oferecem uma variedade de sabores, formatos e versões do doce, atendendo aos mais diversos gostos. A qualidade dos chocolates produzidos na cidade impulsiona ainda mais o mercado local.
A fama do chocolate artesanal de Gramado fez com que as lojas de chocolate virassem também uma atração turística. São lojas temáticas que encantam crianças e adultos, proporcionando uma experiência sensorial por meio de diferentes combinações de ingredientes de alta qualidade.
Após conquistar o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal, a Autarquia Municipal de Turismo (Gramadotur) e a Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado (Achoco) promoveram um concurso cultural para escolher o design de um selo de chocolate gramadense, vencido pela artista local Juliane Wimmer. “Falar do chocolate artesanal de Gramado é falar de história, tradição e orgulho. Hoje, o chocolate é um símbolo da cidade que a acolheu e inspirou, e está consolidado na memória das pessoas, refletindo na sua associação com o turismo na região. É um produto muito valorizado, que nasce diretamente das mãos dos artesãos de inúmeras fábricas que aqui nasceram e se instalaram. O chocolate artesanal de Gramado é um casamento perfeito entre matéria-prima de qualidade, textura macia e suave e sofisticação, o que eleva o produto à categoria de uma verdadeira obra de arte.”, declara a artista.
O chocolate se consagrou como um dos elementos que fazem da Serra Gaúcha um destino procurado para turistas de todo o Brasil e do mundo. A tradição na fabricação de chocolates, que começou com Jaime Prawer, continua a ser reconhecida e celebrada através de leis, eventos e ações locais.
Para saber mais sobre atrações e descontos em Gramado, basta acessar: gramado.blog.br/