Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Shopping de Fortaleza disponibiliza app com audiodescrição para cegos

Shopping de Fortaleza disponibiliza app com audiodescrição para cegos
Shopping de Fortaleza disponibiliza app com audiodescrição para cegos

O North Shopping Fortaleza é o primeiro da América do Sul a disponibilizar um aplicativo de geolocalização para deficientes visuais. O app Rotas da Visibilidade usa a tecnologia de posicionamento indoor como diferencial para viabilizar o design universal – possibilitando que pessoas com deficiência visual naveguem com audiodescrição por toda a extensão visitável do shopping. A inovação é uma espécie de “Waze”. A solução foi desenvolvida como parte do projeto V.E.R – Valorizar, Engajar e Respeitar, em parceria com a Zapt Tech, empresa especialista em soluções geolocalização indoor e o Instituto dos Cegos, centro de referência em oftalmologia nas áreas de educação e saúde de deficientes visuais no Ceará.

Para obter a localização exata dos deficientes visuais, o North Shopping Fortaleza foi equipado com centenas de beacons de última geração. Os dispositivos funcionam tal como o GPS, mas em espaços cobertos, uma boa aplicação para a internet das coisas. Para viabilizar o deslocamento, o centro de compras teve todos os caminhos, lojas, serviços, utilidades, obstáculos e recursos de acessibilidade, como pisos táteis, completamente mapeados na plataforma digital com a geolocalização para, finalmente, prover áudio descrição para deficientes visuais.

O app Rotas da Visibilidade permite por comando de voz a busca por loja, produto ou serviço, além de narrar o entorno do usuário continuamente e o conduzir por rotas com audiodescrição, etapa por etapa, até o destino. Durante a caminhada, emite alertas de proximidade de cruzamentos e obstáculos e, para em casos de emergência, traz um botão “Chamar Ajuda”, que aciona a central de segurança do shopping, que é capaz de identificar a localização do cliente para atendê-lo pessoalmente.

Além dos recursos de acessibilidade, a tecnologia de posicionamento utiliza as chamadas “cercas virtuais” (geofencing) para também realizar o marketing de proximidade. À medida que os usuários caminham, promoções, informações e recomendações relevantes para o setor em que ele se encontra são enviadas por meio de notificação. Tudo isso visando oferecer ao público, uma experiência uniforme e tão autônoma quanto possível, dentro do do design universal, que inclui pessoas com variados tipos e níveis de deficiência.

Por estar instalado na vizinhança do Instituto dos Cegos, o shopping possui um fluxo intenso de pessoas cegas ou com baixa-visão. Isso se tornou um estímulo maior para o desenvolvimento do projeto que faz parte das práticas de ESG da empresa.

Lucas Vieira (25) é cego desde os 12 anos, frequenta o shopping desde criança e já faz uso do aplicativo. “A experiência é incrível, eu frequento o shopping desde criança, então tenho uma relação íntima com o lugar, me sinto em casa. Sempre fui dependente de alguém para ir às compras e isso me deu autonomia, fico com a esperança de que essa tecnologia possa um dia ser aplicada de maneira geral nos lugares”, declara.

“Um dos nossos pilares é a responsabilidade social e esse projeto será uma importante referência para estabelecimentos que respeitam as pessoas e que estão alinhados às melhores práticas ESG”, declara Lia Carvalho, gerente de marketing do shopping.

A tecnologia utilizada no aplicativo é fator chave para esse importante salto em recursos de acessibilidade. “Colocamos o chamado GPS indoor a serviço da acessibilidade, permitindo que pessoas com deficiência visual também possam explorar, visitar e consumir de modo autônomo, o que percebemos ser um grande anseio de todos”, avalia Bruno Carneiro, CTO da empresa que desenvolveu o aplicativo em parceria com o shopping.

O Rotas da Visibilidade já está disponível gratuitamente para IOs e Android.

 DINO Agência de Notícias Corporativas

Mais Notícias

Exit mobile version