Amazônia Sem Fronteira

Música

10 anos sem Chorão: legado segue vivo na música, no skate e no futebol

Mesmo uma década depois, o Chorão segue influente, e seu legado pode ser identificado na música, no skate, no futebol e até nos games.

10 anos sem Chorão: legado segue vivo na música, no skate e no futebol
(Foto: Reprodução)

A morte do cantor Chorão completa 10 anos nesta segunda segunda-feira (6). O vocalista do Charlie Brown Jr. foi encontrado sem vida em seu apartamento, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, após uma overdose de cocaína. Ele tinha 42 anos.

Mesmo uma década depois, o Chorão segue influente, e seu legado pode ser identificado na música, no skate, no futebol e até nos games.

Legado na música

Durante toda sua carreira, Chorão explorou os mais diversos gêneros musicais. Misturando rock, rap e até reggae, o artista deixou como legado um vasto repertório com músicas sobre sentimentos, problemas sociais, com as drogas, e com a polícia, além de futebol e muito skate.

Passados 10 anos da morte de Chorão, é possível identificar sua influência em artistas que fazem sucesso nos dias de hoje. O rapper Matuê, um dos principais nomes do trap brasileiro, é fã declarado do vocalista do Charlie Brown, e inclusive já sampleou músicas da banda. 

Assim como Chorão, o artista usa muitas melodias em suas músicas, e também traz diversas referências do rock, do reggae e do rap. Outra semelhança entre os dois é a paixão pelo skate.

E o Charlie Brown, acabou? Não. Sem Chorão e o baixista Champignon, que faleceu em setembro de 2013, a banda realiza esporadicamente alguns shows.

Em 2022, com os guitarristas Marcão e Thiago Castanho, membros originais da banda, o Charlie Brown realizou uma turnê em homenagem aos 30 anos do projeto. Também participaram os bateristas Bruno Graveto e Pinguim Ruas, e o baixista Heitor. O substituto de Chorão como vocalista foi Egypcio, ex-Tihuana.

Legado no skate

Marginalizado no século passado, o skate teve em Chorão um de seus principais embaixadores. O esporte foi inúmeras vezes citado nas músicas do Charlie Brown. Sempre que tina um tempo livre durante suas turnês, o vocalista era visto dando uma volta em alguma pista do país.

Leia também: Escultura de cinco metros de diâmetro na Ponta Negra será símbolo do Prêmio United Earth em Manaus

Em 2021, durante as Olimpíadas de Tóquio, Chorão foi muito lembrado e homenageado. Foi no Japão que o esporte estreou em Jogos Olímpicos, e de maneira histórica para os brasileiros, que levaram três medalhas para casa. Rayssa Leal, Kelvin Hoefler e Pedro Barros conquistaram a prata.

Com as medalhas, os fãs logo lembraram do cantor, que com certeza estaria muito feliz com o sucesso do esporte que ele tanto amava.

A relação entre música e skate também se expandiu para o mundo dos games. Em 2020, após campanha dos fãs, o Charlie Brown Jr. entrou para a trilha sonora de Tony Hawk, principal game de skate, com a música Confisco.

Legado no futebol

No futebol, outra paixão que Chorão nunca escondeu na carreira, a homenagem veio de seu time do coração, o Santos. Em 2022, o clube lançou uma coleção em colaboração com o CBJR, que foi um sucesso de vendas, se esgotando em algumas horas.

Fonte: SBT NEWS

Mais Notícias

Exit mobile version