Politica estadual de Meliponicultura é aprovada no Estado do Amazonas

Uncategorized

A Meliponicultura do estado do Amazonas festeja por mais uma conquista. Nesta quarta-feira, 05 de dezembro de 2018, foi aprovado com unanimidade na Assembleia Legislativa do Amazonas – ALEAM, o projeto de Lei de Nº 202/2017, de autoria do deputado Dermilson Chagas, que cria a Política Estadual para Meliponicultura.

          Vale ressaltar o apoio do Grupo de Trabalho Meliponicultura, que envolveu a sociedade civil organizada e instituições publicas e privadas que contribuíram de forma direta na construção da proposta. Com este avanço e apoio das autoridades, a Meliponicultura vislumbra novos caminhos.

Segundo Sydnei Dantas Fogassa, empresário do ramo da Meliponicultura e militante da Rede Maniva de Agroecologia-REMA, essa lei vem contribui para o fortalecimento da Rede de Meliponicultora do Amazonas – REDEMEL.

De acordo com Fogassa, ex-presidente da Associação dos Criadores de Abelhas do Amazonas-ACAM, agora podemos solicitar apoio do Governo e profissionalizar a atividade da Meliponicultura no Estado do amazonas. Sem a politica estadual não poderíamos recorrer a nenhum lugar, pois não tínhamos base legal.

Há mais de 20 anos muitos criadores de abelhas vem resistindo e acreditando que trabalhar com biodiversidade integrada ao meio ambiente podemos desenvolver de forma sustentável as propriedades dos meliponicultores, pois, esta atividade pode ser praticada juntamente a outras atividades agronômicas, ressalta o ex-presidente.

 

Redação: Amazônia Sem Fronteira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *