Violência contra a mulher foi o tema da rodada de conversa da partidAmazonas no auditório do MUSA

Notícias

A série de “diálogos da partidA” é um projeto do coletivo partidAmazonas para discutir e propor  plataformas feministas  de governo e empoderar mulheres  eleitoras  e as que tem interesse  em assumir cargos institucionais e precisam ampliar o repertório nos temas da saúde, inclusão, diversidade, educação, equilidade de gêneros, violência, segurança, politicas publicas, trabalho, acesso à informação entre outros. A roda de conversa aconteceu no auditório do Museu  da Amazônia (MUSA), situado no Largo São Sebastião, centro de Manaus.

Com o tema “ Violência contra a mulher” entrou na pauta  da série “diálogos da partidA” pela necessidade urgente do debate sobre o assédio físico, moral, sexual, agressão e mortes de mulheres. No ano de 2017, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) registrou, 6.125 casos de violência contra a mulher no estado, um numero 15,5% maior do que o ano de 2016, que foi de 5.304 registros. Isso significa dizer que em média 16 mulheres são agredidas por dia no Amazonas.

Na segunda roda de conversa do” projeto Diálogos de partidA” a coordenadora do núcleo de Pesquisa  e estudos de gênero (Neiregam) e  diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Profa.Dra Jucelem Ramos, apresentou os dados estatísticos sobre a violência contra mulher dos anos de 2016 e 2017, no Amazonas.  Também abordou a violência física, mortes e estupros. Ela fez um panorama sobre a lei Maria da Penha e as medidas que estão sendo tomadas nas politicas públicas para resguardar os direitos das mulheres.

A secretária executiva de politicas  para as mulheres (SEPM), Viviane Fernandes, falou sobre as politicas públicas e a rede de proteção de combate e enfrentamento da violência contra mulher desenvolvidas em nível Estadual. A secretária Executiva de Politica para Mulheres do Estado do Amazonas (SEPM), faz parte da estrutura da Secretaria de Estado e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. Tem por finalidade planejar, coordenar e articular a execução de politicas para as mulheres no Amazonas.

Em Manaus, o coletivo partidAmazonas, foi fundado em 2017, com a presença da fundadora do movimento nacional, filósofa Márcia Tiburi. No Amazonas, o coletivo tem o comprometimento com o feminismo, com a liberdade, o bem viver coletivo, promover a conservação da natureza e dos bens comuns na  Amazônia. Tefé foi o primeiro município amazonense a fundar a partida no Estado.

 

Reportagem: Francis Batista

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *