Seduc-AM disponibiliza escolas para sugestões ao Plano Plurianual do Governo do Estado

Educação

Cidadãos poderão sugerir planejamento e melhorias em ações para o Amazonas

Com o objetivo de assegurar a participação da sociedade no Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) disponibiliza ferramentas em meios digitais nas escolas da rede pública estadual até o dia 24 de junho.

De forma gratuita e presencial, os cidadãos podem sugerir ações ao governo por meio da “Sala Cidadã”, um espaço alternativo de participação disponibilizado em 35 instituições de ensino: são quatro escolas em Manaus e outras 31 no interior, além das unidades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“A participação da sociedade é importante porque todas as secretarias de Estado realizam seu PPA, uma ferramenta do Governo para traçar um melhor planejamento para o Estado, em consonância à Lei Orçamentária Anual e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”, afirmou Lúcio Dantas, da Gerência de Planejamento e Execução Orçamentária (Gepeo) da Seduc-AM.

Aplicativo – Outra forma de garantir a participação popular é com o aplicativo “consulta sociedade”, já disponível gratuitamente nas lojas Google Play. Desenvolvido pela Empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), o aplicativo lista dez áreas estratégicas que constam no PPA: Infraestrutura e Logística de Integração; Inovação e Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Regional e Crescimento Sustentável do Setor Primário.

Saúde Integral; Amazonas pela Paz; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Desenvolvimento Econômico Integrado; Bem-estar e Inclusão; Educação Transformadora e Identidade Amazonense também estão apontados no app e podem receber sugestões dos amazonenses.

“Para usar o app, é preciso fazer um breve cadastro (nome, e-mail, faixa etária, gênero e município de residência). Em seguida, é só selecionar um município e o tema para que deseja eleger três ações prioritárias. Caso o cidadão queira propor uma ação diferente das já estão listadas, ele pode preencher um campo específico”, explicou o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva.

A consulta termina no próximo dia 24, quando as sugestões e demandas serão encaminhadas pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) aos dirigentes dos órgãos da administração. O projeto concluído será encaminhado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em setembro deste ano, para avaliação e aprovação.

Plano Plurianual – O PPA é um planejamento de médio prazo que reúne as ações do governo do Estado para os próximos quatro anos. O objetivo é resolver problemas e realizar investimentos, de forma regionalizada e participativa, tanto na capital quanto no interior.

Unidades em Manaus – Na capital, a população pode apresentar sugestões nas Salas Cidadãs presentes nas unidades:

 

Escola Estadual Professora Eliana Pacheco

Endereço: Rua Arino, S/N – Conjunto Viver Melhor, Santa Etelvina

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h.

Instituto de Educação do Amazonas – IEA

Endereço: Av. Ramos Ferreira, 875, Centro

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h.

Escola Estadual Sólon de Lucena

Endereço: Av. Constantino Nery, s/n, Nossa Senhora das Graças

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h.

Centro Cultural Aníbal Bessa

Endereço: Av. Autaz Mirim (Grande Circular), 9018 , Amazonino Mendes II

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h.

Para saber mais você pode acessar o link e conhecer as escolas e municípios: http://bit.ly/seducescolasppa

 

Fonte: ASCOM/Seduc-AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *