“Encontros”: filme francês revela relações doentias e rotineiras da vida contemporânea

Cultura

Dirigido por Cédric Kaplisch, o drama conta com François Civil e Ana Girardot no elenco

Gravado nas ruas movimentadas de Paris, o filme “Encontros” une duas estórias que se cruzam, mas não interagem entre si. Rémi, interpretado por François Civil, é um jovem de 30 anos que acabou de passar por um momento marcante no ambiente de trabalho: todos os colegas foram demitidos menos ele.

Já Mélanie, interpretada por Ana Girardot, é uma jovem da mesma faixa etária de Rémi. Apesar de ter uma carreira alavancando, a garota não consegue ser feliz porque se incapaz de superar um relacionamento de longa data. Ela busca refúgio nas relações prazerosas imediatas de um aplicativo de namoro.

A estória dos dois jovens se cruza. Eles moram em prédios vizinhos, fazem compras no mesmo mercado, frequentam a terapia e descobrem estar com depressão. Mas eles não se relacionam, não se conhecem e não enxergam um ao outro.

Acredito que falar sobre relações doentias e a rotina contemporânea dos dias seja essencial para refletir sobre esse longa que diz tanto sobre os jovens do século 21. Passam por relacionamentos abusivos e não conseguem se desvencilhar. Têm a estranha mania de se culpar por tudo, como é o caso de Rémi. Por isso esse filme é tão importante de ser visto, assistido e comentado.

Em alguns momentos, “Encontros” parece ser bem arrastado e repetitivo, mas acredito que seja somente porque o diretor Cédric Kaplisch gostaria de mostrar as similaridades e comportamentos iguais entre as pessoas.

A caminhada do longa para que os protagonistas se encontrem é muito bem-feita, e a montagem se alinha ao que foi proposto. Quando menos se espera, Rémi e Mélanie se veem enfrentando os mesmos medos, preconceitos e situações.

Por ser um filme mais voltado para o indie, não há música o tempo inteiro, e o som ambiente é mais valorizado. Porém, no momento em que há trilha sonora é definitivo: cativa, emociona e anima. “Encontros” estreia nesta quinta-feira (3) nos cinemas brasileiros.

Fonte: AGÊNCIA DO RÁDIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *