” Projeto Pé- de- Pincha” devolve à natureza 4 milhões de filhotes de quelônios na Amazônia

Amazônia

Em 19 anos promovendo o manejo racional e sustentável de quelônios pelas próprias comunidades, em áreas abertas não oficialmente protegidas, o Projeto Manejo comunitário de Quelônio Pé-de-Pincha da Universidade Federal do Amazonas/UFAM, viabiliza o treinamento de agentes ambientais voluntários, assim como a  capacitação de professores da rede municipal e estadual de ensino, alunos e comunitários, por meio da Educação Ambiental, que já foram devolvidos à natureza mais de 4 Milhões filhotes de quelônios.

Essa nova aliança, visa conservar as populações de quelônios através do manejo participativo, envolvendo ribeirinhos, produtores, professores e alunos locais, em um gigantesco trabalho de Educação Ambiental, que teve inicio com sete comunidades e hoje, já somam cerca de 118.

Segundo os coordenadores do projeto professores Dr. Paulo Cesar Machado Andrade e Dra. Aldeniza Cardoso de Lima, este ano serão devolvidos para a natureza mais de 500 mil filhotes de quelônios nas 118 comunidades. Os trabalhos de monitoramento dos quelônios via Rádio VHS e via satélite e microchip, já estão sendo feitos nos animais devolvidos à natureza em 2014, no Médio Rio Amazonas, Madeira, Negro e nos municípios de Nhamundá, Barcelos, Itacoatiara, Parintins, Barreirinha, Maués, Careiro da Várzea, Borba, Canutama, Novo Airão, Juruá,Carauari/AM e Terra Santa, Juriti e Oriximiná/PA.

Em Março começa a soltura dos filhotes de quelônios nas comunidades do Tucumanduba, São Paulo do Açú, Granja, Guaranatuba, Piraí, Coatá, , Ipiranga, Pindobal, Matupiri , São Pedro e Áreas Indígenas, às margens do Rio Andirá no município de Barreirinha/AM, que há dezessete anos participam do projeto Pé-de-Pincha, um Programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, que realiza o manejo comunitário de quelônios do Baixo Amazonas e Juruá e pesquisa cientifica. Estima-se que esse ano serão mais de Quinhentos Mil filhotes(500,000) de quelônios devolvidos à natureza.

De acordo com os coordenadores através do programa “Pé-de-Pincha/UFAM”, duas mil famílias, em 15 municípios e 118 comunidades recebem noções de Educação Ambiental e passaram a executar um programa de manejo sustentável da população de quelônios em suas áreas. Já foram devolvidos à natureza filhotes de tracajá (Podocnemis unifilis), tartaruga da Amazônia (P. expansa), iaçá ou pitiu (P. sextuberculata), irapuca ou calalumã (P. erytrocephala) e cabeçudo (Peltocephalus dumerilianus).

A saga da conservação dos quelônios continua nessa imensa Amazônia. Essa é a missão do projeto Manejo Comunitário de Quelônio“Pé-de-Pincha” da Universidade Federal do Amazonas/UFAM.

 

 

Reportagem: Francis Batista

2 thoughts on “” Projeto Pé- de- Pincha” devolve à natureza 4 milhões de filhotes de quelônios na Amazônia

    1. Boa noite João,

      ainda tem mais solturas que irão acontecer no mês de Março em vários municípios do Estado do Amazonas e Pará. Você mora onde! Seria um prazer se você nós acompanhasse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *