Embrapa-Amazônia abre inscrições para Seminário de Citricultura no Amazonas

Amazônia

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus,AM) e a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) em parceria com empresas de extensão, ensino e pesquisa, convidam produtores de citros do Amazonas  a participarem  do Seminário de Citricultura, que será realizado dias 3 e 4 de outubro de 2019, no Auditório Vânia Pimentel da Universidade Nilton Lins e no Campo Experimental da Embrapa no Caldeirão, em Iranduba, AM.

O evento faz parte da 41ª Expoagro que acontece de 3 a 6 de outubro, no campus da Nilton Lins, situado na Av. Prof. Nilton Lins, 3259 – Flores, Manaus – AM. Promovida pela Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) a feira inclui ainda outros eventos como exposição de animais, palestras e estandes temáticos relacionados ao desenvolvimento do setor primário.

A programação do evento conta com palestras sobre pesquisas, manejo, variedades e ameaças à cultura, ministradas por especialistas nos assuntos. Ainda durante o seminário, os participantes terão a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Campo Experimental da Embrapa Amazônia Ocidental, no Caldeirão, município de Iranduba, AM, para conhecer de perto os experimentos com citros.

Seminário da Citricultura contará com o apoio das seguintes instituições: Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), Universidade Nilton Lins, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). Terá palestras de especialistas da Embrapa, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Associação dos Produtores de Citros Amazoncitrus.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DE CITRICULTURA  

Dia 3 de outubro (quinta-feira) 

9h – 9h30 – Variedades porta-enxerto desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Walter Soares – Embrapa Mandioca e Fruticultura).

9h30 – 10h – Variedades de copas adaptáveis às condições do Amazonas, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Orlando Passos, Embrapa Mandioca e Fruticultura).

10h – 10h30 – Rede de experimentos do Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa da Amazônia Oriental (Fábio Gurgel – Embrapa Amazônia Oriental, Belém,PA). 

10h30 – 11h – Resultados obtidos no Amazonas com os trabalhos de combinações copa/porta-enxerto (Cláudio Leone – Embrapa Mandioca e Fruticultura).

11h  – 12h – Debate

14h – 14h30 – Adubação verde em citros (José Eduardo Carvalho – Embrapa Mandioca e Fruticultura).

14h30 – 15h – Plantas daninhas, problemas para citros no Amazonas (José Ferreira da Silva – professor da Universidade Federal do Amazonas).

15h – 15h30 – Principais pragas de citros no Amazonas (Marcos Vinícius Garcia – Embrapa Amazônia Ocidental).

15h30 – 16h – Amazoncitrus na cadeia produtiva da citricultura do Amazonas (Cláudio Decares – Presidente da Amazoncitrus).

16h – 17h – Debate

Dia 4 de outubro (sexta-feira) 

8h – 12h – Visita ao Campo Experimental do Caldeirão, da Embrapa Amazônia Ocidental – experimentos copa/porta-enxerto e coberturas vegetais em citros.

Para informações:  (92) 99206-2377  – (92) 98412-9747 

Inscrições clique aqui:

Inscrições pelo link: https://forms.gle/XJw5KswR8McibDbT6

 

Fonte: ASCOM/EMBRAPA-AMAZÔNIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *