Sema-AM realiza oficina que alia conservação do meio ambiente e turismo de base comunitária

Sema-AM realiza oficina que alia conservação do meio ambiente e turismo de base comunitária

Amazônia

Dar suporte para a profissionalização do turismo de base comunitária no Amazonas e fomentar o desenvolvimento econômico do Estado foram as diretrizes para a realização da Oficina de Turismo para Unidades de Conservação Estaduais, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), entre os dias  11 a 18 de março. Ao todo, 63 comunitários de duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) foram capacitados.

As oficinas foram realizadas na RDS do Juma, situada em Novo Aripuanã, e na RDS Piagaçu Purus, que abrange áreas dos municípios de Anori, Beruri, Tapauá e Coari. O curso foi dividido em dois módulos, sendo o primeiro sobre Valores na Prestação dos Serviços Turísticos e, o segundo, sobre Operações Ecoturísticas, ministrado em aulas teóricas e práticas.

“Fizemos um intenso de três dias em cada RDS, em que foram abordados pontos importantes para a identificação de atrativos, elaboração de roteiros, especificações para trilhas terrestres e aquáticas com suporte de informações técnicas para a execução de alguns protocolos nas atividades de turismo”, disse Kleber Bechara, assessor técnico da Sema, que ministrou os cursos.

Com as oficinas, os comunitários receberam as primeiras capacitações para receber visitantes e prestar serviços relacionados à realização de passeios, hospedagem e alimentação, conforme reforça o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“Uma das principais características de Reservas de Desenvolvimento Sustentável é a conciliação entre a conservação da natureza e a promoção da qualidade de vida dos ribeirinhos e populações tradicionais. A ideia da oficina é que possamos incentivar as populações tradicionais a assumirem, cada vez mais, o protagonismo na prestação desses serviços, contribuindo para a geração de renda sustentável e manutenção das nossas áreas protegidas”, completou.

Próximas oficinas – As RDS Uatumã, Matupiri e Igapó-Açu serão as próximas Unidades de Conservação do Estado a receberem as oficinas de capacitação, em datas a serem confirmadas. O cronograma de 2020 será reavaliado, conforme as determinações governamentais para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas.

 

 

Fonte: ASCOM/SEMA-AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *